Agrupamento 75

O Agrupamento 75/Estoril foi fundado em 31 de Janeiro de 1969. Tem como  patrono  São João Bosco.  Foi filiado através da  OSN nº 287 de 1 de Julho de 1969.

OS ESCUTEIROS DO ESTORIL
“Pode-me dizer, por favor, qual o caminho que devo seguir?” – Perguntou Alice. “Isto depende muito do ponto onde quer chegar” – Respondeu o Gato. “Eu não tenho nenhum destino específico” – Disse Alice. “Então não importa o caminho por onde deve ir” – Disse o Gato.       In “Alice no País das Maravilhas”.

O AGRUPAMENTO HOJE
O nosso Agrupamento encontra-se fortemente empenhado em aplicar um Escutismo de qualidade. Para atingirmos os nossos objetivos, todas as seções estão direcionadas para as seguintes Áreas Estratégicas.

VALORES
Que representam a ética do Escutismo, e que tem origem nas Finalidades e Princípios do Escutismo(Lei e Promessa do Escuteiro);

PROPOSTA EDUCATIVA
Tendo sido Agrupamento Monitor aquando da implantação do atual Programa Educativo, as quarto Seções continuam empenhadas em consolidar a sua ação no sentido de ajudar aos seus elementos a construírem a sua própria progressão pessoal, no âmbito das sete maravilhas do método escutista.

ADULTOS NO ESCUTISMO
A intervenção dos Adultos no Escutismo e a sua adequação enquanto testemunhas de valores e garantes da correta aplicação das propostas educativas;

CRESCIMENTO
Embora o aumento do efetivo de jovens não seja propriamente uma necessidade premente, a nossa aposta será no sentido de aprimorar a qualidade do efetivo, nomeadamente:
– Aumento da proporção entre dirigentes e jovens;
– Permanência dos jovens no Agrupamento durante, pelo menos 10 anos;
– Maior equilíbrio dos diferentes grupos etários;
– Intensificação da aplicação do Sistema de Progresso.
A concretização de todas estas metas não será tarefa fácil, é verdade e reconhecemo-lo. No entanto, temos a bússola apontada para o azimute da qualidade e deste rumo não sairemos.
Temos 139 crianças e jovens que acreditam que vamos conseguir. São 139 razões para continuarmos em frente.

DIREÇÃO AGRUPAMENTO(2016/17)
Alex Ripoll – CA
Pe. Luciano Miguel – AA
Pe. Juan Freitas – AAA
Catarina Vicente – CAA
Catarina Oliveira – SA
Margarida Brito – Chefe Alcateia
João Ramos – TA/Chefe Expedição
Leonor Cordeiro – Chefe Comunidade
Peter Nuñez – Chefe Clã